segunda-feira, 28 de março de 2011

Video Aula: XNA (C#) - Criando jogo de corrida 3D - Parte 3

Dobradinha de novo, só que dessa vez é do XNA, gravado, editado, legendado, renderizado, upado e blogado. Nesse parte damos continuidade ao jogo de corrida que estávamos produzindo.



Decidi fazer duas em seguidas porque essa série é a que menos tem vídeos, e para dar uma adiantada, decidi fazer mais um logo após a anterior que tinha feito. Também já tava empolgada e ao passo que já tava não tava tão difícil elabora uma nova, foi rápido e fácil.


Nessa vídeo aula finalmente nosso jogo ganha cara de jogo de corrida. Nessa vídeo aula aprendemos a fazer um cenário simples e a colocar a câmera atrás do carro, aliás esse código de botar a câmera atrás não serve só para jogos de corrida, e sim para qualquer jogo em terceira pessoa, então mesmo para aqueles que não querem fazer um jogo de corrida no XNA aconselho ver essa aula para aprender essa técnica.

Para o Orientado a objeto, nessa vídeo aula aprendemos a criar nosso primeiro método para auxiliar na renderização dos modelos no jogo, facilitando aquele processo chato de criar Foreach para o modelos no método Draw.

Para próxima vídeo aula, vamos começar a programar a física do carro, digo começar porque é uma parte difícil da programação de jogos e não sei se conseguirei ensinar em somente uma aula, então se preparem, pois a partir da próxima aula começa a parte pesada do jogo de corrida.

Sem mais, that's all folks!

11 comentários:

  1. voce poderia colocar suas videos aulas em arquivos a rar para que algumas pessoas as possam assistir offline continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Talvez depois eu o faça, mais caso queiram baixar as video aulas para guardar usem o Vdownload http://www.baixaki.com.br/download/vdownloader.htm ou o atube http://www.baixaki.com.br/download/atube-catcher.htm

    ResponderExcluir
  3. Ola.... Espero a Parte 4 e as demais de Fisicas, vai usar alguma engine??
    abraçosss

    ResponderExcluir
  4. Não, somente as próprias funções do XNA, através de calculos e ajuda do BoundingSphere para colisões.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Leandro,

    Estou tentando inserir outro CARRO, com extensão FBX, porém o carro não aparece acima da textura da pista...
    Ja mexi nos valores da camera e da pista e mesmo assim não consigo visualiza-los...

    Alguma dica ?

    ResponderExcluir
  6. Eu quero a parte 4 também, virei fã do Site, tenho melhorado muito em programação por causa de vocês!

    Eu inseri uma Mitsubishi L200 que peguei no turbosquid, mas as 4 rodas ficam grudadas debaixo do carro, e eu realmente preciso aprender a parte de física, estou pesquisando e até já estou pedindo ajuda de um amigo que trabalha na Ea Games Brazil, se tiver como me ajudar seria ótimo!

    ResponderExcluir
  7. se precisar vou comentar aqui todos os dias até você me ajudar!, tem um E-mail que eu possa mandar os ScreenShoots para você ver onde eu estou travando?

    ResponderExcluir
  8. Leandro estou tentando fazer um simulador peguei uns modelos prontos de carros no google sketchup e como ele fica na extensao .dae converti ele para .fbx com o autodesk,acontece que quando vou rodar no xna ele não aparece o carro e tentei configurar a camera e nada e o que poderia ser que estou fazendo errado,pois no blender ele visualiza o carro só que como não sei mexer no blender ele fica escuro.

    ResponderExcluir
  9. muito bom estou seguindo o tutorial desse e do de rpg se possivel posta a parte 4 desse obrigado

    ResponderExcluir
  10. Excelente video aula, tenho certeza que além de mim ajudou muitas pessoas que querem ingressar no desenvolvimento de games. Porém, fiquei ancioso pela parte 4 do tutorial, mas vi que não saiu ainda :(

    Alguma previsão?

    ResponderExcluir
  11. como citado acima, isso aqui eh uma mao na roda, pra quem estpa afim de aprender mais sobre a produçao de gams usando o xna, e material bom em portugues é muito dificil de encontrar... os espectadores aqui estão anciosoes pela parte 4 e as demais se assim tiverem. Abraços leandro até uma proxima.

    ResponderExcluir