sexta-feira, 4 de março de 2011

Dicas: 3D Ripper DX, um programa para os curiosos.

Se você assim como eu já ocorreu de estar jogando ou vendo alguem jogar aquele jogo de belos gráficos 3D ou com belos efeitos de textura e já se pegou pensando, como aqueles caras conseguiram fazer aquele efeito na textura? Ou, como ele conseguiram modelar para ficar daquele jeito? Bem, sua resposta pode estar mais próxima do que você espera.

Imagina se fosse possivel tirar um PrintScreen do mundo 3D do seu jogo favorito, seria muito legal ver alguns detalhes mais de perto, ver como a textura é feita. Pois chega de imaginar, esse programa existe e se chama 3D Ripper DX.

Esse programa é gratuito e é constantemente atualizado para conseguir capturar cada vez mais modelos 3d de jogos. Para baixar basta acessar o site www.deep-shadows.com/hax/3DRipperDX.htm. Mas desde de já advirto, esse programa deve ser usado para fins de estudo. Nada de ficar pegando modelo ou textura de jogos por ai e botando no seu projeto, isso além de antiético é ilegal. Então cuidado!

Eu conheci a algum tempo esse programa e desde lá já capturei diversos modelos e tirei muitas dúvidas, acho fascinante a forma como alguns cenários ou modelos foram projetados e vê-los de perto no ângulo que bem entender e até exergar cada poligono me deixa mais impressionado.

O programa é simples de usar, basta instalar e logo na instalação ele detecta se você tem ou o 3D Studio ou o Maya instalado, tendo qualquer um ele instala automaticamente neles o plugin para carregar os modelos gerados por ele. Ai, depois é só iniciar o programa antes de iniciar o jogo e você vai notar que no canto da tela do jogo aparece uma faixa amarela, se isso acontecer significa que seu jogo é compativel e pode ser capturado. Ai é só escolher a cena e apertar F12, ou a tecla que você configurar para isso.

Alguns jogos mais detalhados demoram mais, outros nem sempre pegam as texturas, mais a maioria que testei aqui em casa deu certo. Somente alguns jogos mais antigos que não deu certo, e em muitos caso ele até capturou texturas de efeito como os mapas Normal.

É um prato cheio para aqueles que gostão de modelagem 3D e desenvolvimento de jogos. Mais advirto mais uma vez, use com consiência. É apenas para ver e estudar como seu jogo foi favorito foi modelado, e nada mais. Fora isso só resta escolher aquele jogo que você mais baba pelos gráficos e capturar, se conseguir.

Sem mais, deixo essas dica com vocês. Fui!!!

2 comentários:

  1. que legal
    vou pegar o programa agora mesmo!
    á muito tempo estava procurando um programa com está função.

    ResponderExcluir
  2. ao instalar o 3d ripper dx no meu pc esta pedindo chave, o que faço?

    ResponderExcluir