segunda-feira, 7 de março de 2011

Video Aula: Blitz3D - Criando um jogo FPS - Parte 4

Essa demorou um pouco mais está ai para que aguardava, e para quem não aguardava também. Quarta parte da video aula onde criamos um jogo de FPS em Blitz 3D.


Código-fonte: http://rapidshare.com/files/451344554/fps4.rar

Nessa aula vamos aprender a criar um cenário mais complexo para nosso jogo. Essa aula pode ser interessante mesmo para aqueles que não trabalham no Blitz, mas trabalham com o Blender pois a maior parte da aula se passa nele, produzindo o cenário. Nessa aula praticamente não aprendemos nenhum comando novo em Blitz3d para se ter uma idéia.

Essa aula demorou um pouco pois eu tive que aprender a usar as ferramentas de UV do Blender, algo novo para mim. Eu numca havia texturizado nada no blender, e tive dificuldades no começo porém até gostei depois que aprendi.

O Blender é muito legal para modelar cenários, alias pelo jeitão robusto dos controles dele parece que ele foi feito para isso mesmo. Você podem confirmar isso pela quantidade de video aulas que se encontra sobre o Blender de como modelar modelos mais orgânicos como personagens por exemplo. São poucos, e raramente o resultado é melhor que os outros programas de modelagem. Enfim, prefêrencias  de programas a parte consegui aprender a aplicar as cordenadas UV das texturas e concegui achar uma forma fácil de aplicar na video aula.

Para a próxima video aula vamos adicionar um inimigo no nosso jogo, e vamos introduzir uma pequena inteligência artificial nele para criarmos um tiroteio. Para o modelo do inimigo não garanto que usarei o Blender mas tentarei, se não conseguir fujo do 3D Studio.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário