quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas: Dark Basic Pro, ideal para iniciantes em programação 3D (assim como Blitz)

Não gostou do Blitz 3D para programação de jogos 3D por algum motivo. Eis que lhes apresento o Dark Basic, igualmente fácil de programar como o Blitz 3D, o DB é uma ótima ferramenta para desenvolver jogos 3D, e melhor de tudo, é grátis para uso não comercial.

Site Oficial: http://www.thegamecreators.com/?m=view_product&id=2000

O Dark Basic se assemelha muito ao Blitz em sua forma de programar, isso porque ambos têm como base a mesma linguagem de programação, o Basic. Por serem tão parecidos, ambos são constantemente comparados em fóruns do mundo afora. Porém o Dark Basic tem certas características que podem tornar-lo mais atrativo para alguns do que o Blitz.

Iniciado em 1999, sua primeira versão tinha um design muito peculiar, não lembrava muito um programa de desenvolvimento de jogos, mas mais um jogo de desenvolvimento de jogo. Mas somente a primeira vista, ao começar a programar logo se via que era possível programar um jogo assim como qualquer jogo da época.

Depois de algum tempo, foi lançada a versão profissional, intitulado simplesmente de Dark Basic Professional, essa versão chegou até a ser lançado aqui no Brasil, com direito a site oficial e tudo mais (use o Way back Machine para visualizar: http://replay.waybackmachine.org/20090309095637/http://www.darkbasicpro.com.br/), o site saiu do ar pouco tempo depois, mais o site original continua e o projeto também ainda é atualizado de tempos em tempos.

Uma das principais diferenças dele com o Blitz é o seu suporte ao DirectX 9, enquanto o Blitz parou no 7. Isso faz com que, em se tratando de gráficos 3D, ele seja muito superior ao seu rival. Ele dá suporte a diversos efeitos de luz e sombra e efeitos shaders. Outra coisa que torna ele melhor que o Blitz é o fato de que desde 2009, o DB Pro pode ser registrado gratuitamente somente para uso pessoal, é só durante a instalação inserir um e-mail válido e receber um número de série, logo ele estará registrado e pode ser usado. Caso queira comercializar um jogo você deve comprar a licença que custa 70 dólares.

A documentação é outro ponto a favor, ele é bem explicado, está em inglês, mas quem arranha um pouco pode aprender muita coisa com ele, mas quem não sabe pode usar os vários exemplos que acompanham o programa para ajudar a entender.

Com tantos pontos a favor, muitos usuários do Blitz podem ficar tentados a migrar, eu aconselho aprender a usar os dois para aprender a programação de jogos 3D, mas se seu caso é mais voltado aos gráficos 3D o DB pode ser mais atraente como aprendizado.

Fica ai mais uma opção para vocês, se for possível, num futuro eu faço uma série de vídeo aulas de Dark Basic Pro, só vou ter que reaprender ele, pois faz um tempo que não pego nele.

Um comentário:

  1. Gostei muito de sua apresentação do programa a abordagem informada caso coloque as video aulas gostaria de ser informado para poder aprender pois não tem nenhum tipo de conhecimento de designer e gostaria de poder aprender com vc.

    ResponderExcluir