sexta-feira, 11 de março de 2011

Game Maker: o berço dos desenvolvedores de jogos.

Eis um programa que eu gosto de recomendar para aqueles que estão realmente iniciando no desenvolvimento de jogo, onde o conhecimento é quase zero. Eu considero o Game Maker meu berço no desenvolvimento de jogos, pois foi o primeiro programa que me fez dispertar interrese por desenvolver jogos e onde eu consegui desenvolver alguns, simples mais já era um grande passo.

Para baixar acesse: http://www.yoyogames.com/gamemaker/

Eu conheci o Game Maker por volta de 2003, nessa época ele era totalmente grátis, hoje ele ainda é mas para liberar todas as suas funcionalidade tem que pagar. De lá para cá pouca coisa mudou no seu conseito e no seu designer, continua praticamente o mesmo programa.

O Game Maker é totalmente voltado para o desenvolvimento de jogos em 2D, ele até tem funções em 3D porém são pouco desenvolvidos. Se quer tem uma função para carregar modelos em 3D de arquivos para se ter uma idéia.

O foco do Game Maker é ser simples, para que você, em teoria, possa desenvolver qualquer tipo de jogo sem se quer programar uma linha. Lógico que isso não é totalmente possivel, porém é possivel sim construir jogos simples que teriam muitas linhas em outros programas sem se quer pegar em uma linha de programação.
No inicio o site do Game Maker tinha pouca coisa, uns exemplos e alguns tutoriais, hoje o site mantém uma comunidade virtual de desenvolvedores que usam seu programa para desenvolver diversos tipos de jogos. Entre os jogos de destaque feito pela comunidade podemos destacar o jogo CrimeLife (http://www.yoyogames.com/games/14296-crimelife-2), que segue os mesmos conceitos da série GTA. Pode até parecer um jogo rudimentar para alguns, mas temos que lembrar que foi desenvolvido com uma ferramenta que praticamente não da suporte 3D.

Infelizmente o Game Maker não é muito eficiente para uso profissional, seus jogos gerados podem ficar muito sobrecarregados se conter muitas imagens e texturas, fazendo o carregamento do jogo demorar um pouco a mais que o normal. Isso se deve ao fato que ao compilar ele gera somente um arquivo, um executável e nenhum arquivo de biblioteca ou qualquer outro tipo de arquivo.

Fora esse contra é um ótimo programa para aprendizagem, para aqueles que estão perdido sobre como desenvolver um jogo, esse programa é uma ótima opção para aprender os conceitos sobre a criação de jogo. Pois por mais que ele seja um Maker (programa que deixa praticamente tudo pronto para o usuário), ele não se limita a um estilo de jogo, como ele você pode desenvolver um jogo de aventura, rpg, luta, corrida, enfim, qualquer tipo de jogo.

Então fica ai a dica do dia para você iniciante. Até...

3 comentários:

  1. Bom você poderia fazer alguns tutoriais pra galera aew sobre o game maker... =P

    ResponderExcluir
  2. Vou pensar no caso, seria legal relembrar os velhos tempos de game maker. Obrigada pela sujestão.

    ResponderExcluir
  3. querem mais tutoriais, venham ao meu forum, nós nao temos só tutoriais mais sim engines, formaçao de equipas, concursos, galeria de projectos e muito mais venham..
    http://meugamemaker.portugueseforum.net

    ResponderExcluir