quinta-feira, 10 de março de 2011

Video Aula: Flash - Criando jogo de RPG - Parte 6

Demorou mais está ai, quem achava que não ia ter continuidade se enganou, a série de video aulas de flash ensinando a criar um jogo de RPG voltou com mais um episódio.



Nessa video aula como prometido, eu ensino a implantar um sistema de coleta e armazenamento de itens do jogador. Para isso aprendemos a se utilizar dos vetores (Array). Além disso aprendemos a criar um sistema de fechadura nas portas, para que elas só abram se o jogador recolher o item certo.

Essa video aula demorou um pouco para ser desenvolvida porque na idéia original que eu tinha, eu ia implantar um sisteminha de menu para visualizar os itens, algo que vi que seria complexo demais para explicar no pouco tempo que restaria na video aula, por isso tive que refazer sem isso, e improvisar um sisteminha só para testar os itens recolhidos. O menu fica para a próxima video aula.

Essa é a primeira vez que explico a utilização de Arrays nas video aulas de Flash. É comum alguns iniciantes não entenderem o conceito de vetor, por isso aconselho aqueles que tiverem dificuldades em entender sobre vetores que imaginem um vetor como um conjuto de caixas númeradas. Imagine como se cada variável seja uma caixa na vida real, elas armazenam qualquer coisa dentro delas, e se uma variável é uma caixa, um vetor (Array) e um conjunto de caixa númeradas e organizadas seguindo a ordem númerica. Ao contrário das váriaveis que você dava um nome diferente para cada uma, em vetores você da apenas um nome ao vetor, e cada variável do vetor passar a ser reconhecida por esse nome do vetor junto com o seu respectivo número.

Essa é uma alusão simples sobre vetores, caso tenham mais dúvidas sobre vetores basta perguntar via comentário ou e-mail.

Para a próxima video aula vamos criar um sistema de menus para vermos as estátisticas do nosso jogador e os itens recolhidos por ele.

See you later!

2 comentários:

  1. Muito bom! Por favor, nao desista do RPG! Comecei a fazer um com meus amigos e aprendi tudo aqui!
    So uma dúvida, o flash é realmente o melhor programa pra fazer esse tipo de jogo? ou existe algum outro?(rpg maker nao conta :p) Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe cara, a proxima video aula que estou trabalhando é justamente continuação dessa. Sobre sua duvida, talvez não, exite outros programas ou linguagens melhores para trabalhar com jogos do que o flash, já que o flash não foi feito para jogo, por exeplo o XNA, ou mesmo o C++ com a biblioteca Allegro ou OpenGL. Mas a vantagem de fazer jogo em flash das outras é que seu jogo tem mais chances de ficar popular se feito em flash, ja que a maioria dos jogadores de jogos 2D hoje preferem jogar direto no navegador do que instalar um jogo.

    ResponderExcluir