sábado, 16 de abril de 2011

Video Aula: Blender - Modelando Personagem para Jogos - Parte 1

E como prometido, estou de volta a rotina normal de vídeo aulas, e para compensar o tempo perdido estou trazendo uma novidade, uma nova série de vídeo aulas, agora vamos modelar um personagem LowPoly no Blender.

Acredito que aqui não preciso apresentar o Blender, além de eu já ter demonstrado algumas coisas dele na série de vídeo aulas do Blitz, ele praticamente é usado por todos aqueles que se iniciam na modelagem 3D, por ser justamente o mais acessível.

Ao contrário da série de modelagem do 3D Studio onde eu tomo um rumo mais detalhado, o que resulta numa série mais longa, aqui decidi fazer algo mais direto, por isso a escolha de modelar um modelo LowPoly, pois ele é mais rápido de se fazer, em poucas vídeo aulas teremos um modelo completo, texturizado e animado, pronto para exportar para os jogos.

Uma dica para quem quer criar um modelo mais detalhado é tentar pegar as técnicas de modelagem detalhada que eu uso no 3D Studio e aplicá-la aqui nesse modelo do Blender.

Outro ponto aqui é que eu continuo não usando referencia alguma na minha modelagem, você podem achar eu meio chato, o que eu realmente sou heheh. Mas enfim, gosto de trabalhar a olho nu mesmo, sem referência alguma, e aqui ao contrário de passar os conhecimentos sobre as métricas do corpo humano como feito no 3DS, eu já passo as medidas prontas para vocês aplicarem diretamente no modelo.

A mais uma novidade aqui, é que eu produzi meia hora de vídeo, ou seja, na verdade essa primeira parte é uma divisão, e a outra parte eu já estou terminando de editar, e assim que eu terminar já posto a segunda parte, o que não vai demorar muito. Então aguardem, pois provavelmente meu próximo post será a segunda parte dessa vídeo aula.

Então, fiquem por enquanto com essa, e aguardem mais novidades.

5 comentários:

  1. Demais cara... Lembrarei de voce no meu grande jogo rsrs.

    ResponderExcluir
  2. muito bom parabens adoro blender mexo a 2 anos
    aprendi bastante tecnicas espero aprender mas
    com esse blog
    vc saberia como inserir a inteligencia artificial para inimigos e arrumar a coliosao do personagem tudo q li sobre colisao e tentei naum fica bom o cenario fica como se fosse um elastico eu vou en direção as paredes e elas meio q jogam nois de volta me add marvcapcom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo, acredita que também estou a procura dessa solução de colisão do blender, realmente isso me intristesse mas parece que essa engine do blender de jogos tem essa falha que parece impossivel de se arrumar, aconselho você a largar o blender para programação de jogos por enquanto e aguardar melhoria nesse engine na proximas atualizações. Caso eu encontre a solução faço um post aqui no blog esplicando.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom tutorial, e pra ajudar vocês da pra traduzir o Blender. É só clickar embaixo do menu de cima e arrasta pra baixo, lá vai ter um coisinha escrito Language, e seleciona Portuguese Brazil

    ResponderExcluir
  5. Pow o msu blender nao aceita aquela opção de sbdivide smooth fala ae como posso arrumr isso!!!

    ResponderExcluir