quarta-feira, 6 de abril de 2011

Video Aula: Blitz3D - Criando um jogo FPS - Parte 5

Essa demorou um pouco, mas prometo que esse valeu à pena esperar, quinta parte da vídeo aula da série em que estamos programando um jogo FPS no Blitz Basic 3D.


Essa demorou um pouco porque nessa última semana estava com conjuntivite, isso explica também porque não tive muitas atualizações no blog, porém já estou recuperado e de volta ao trabalho. Mas vamos ao que interessa, essa nova vídeo aula.

Nessa vídeo aula começamos a programar nosso inimigo no jogo, digo começamos pois ao contrário do que eu imagina, não foi possível explicar a programação do inimigo em uma aula só. Aqui aprendemos o básico sobre o inimigo e sua inteligência artificial.

Para homenagear a minha série favorita que está completando 15 aninhos essa semana, a série Resident Evil, o inimigo que vamos programar é um zumbi, o que veio a calhar, pois a inteligência artificial de um zumbi é a mais simples e um inimigo de jogo, ideal para ensinar para aqueles que estão começando na programação de jogos.

Nessa vídeo aula também temos o primeiro contato com um modelo animado, porém como o tempo de vídeo aula não dá para ensinar a modelar e animar um zumbi rapidamente optei por baixar um já modelado e animado na internet. O site http://www.psionic3d.co.uk/ distribui gratuitamente modelos 3D que já vem pronto para serem usados no Blitz, então ficou fácil dessa vez, quem quiser pode usar outros modelos que se encontram no site para usar no projeto, basta apenas adaptar os comandos que ensinei na vídeo aula para o modelo especifico.

Porém, como foi dito, nessa vídeo aula apenas colocamos o inimigo no cenário e fizemos ele perseguir o jogador, fico devendo para a próxima vídeo aula programar o ataque do zumbi e como fazer ele morrer. Mas com o que já foi ensinado aqui você já pode encher seu jogo de zumbi e quem sabe fazer seu próprio Resident Evil.

Por hora fico por aqui.

3 comentários:

  1. quando sair a parte 6 me avisa ai, meu e-mail é paulo100games@hotmail.com
    ta muinto massa!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ajuda pelos novatos !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho, segui as video aulas e gostei muito, fiquei super empolgado. Por acaso você vai postar outras video aulas, 6, 7 e assim por diante. Por favor entre em contato.
    Ivan Oliveira Lopes
    io.lopes@uol.com.br

    ResponderExcluir