terça-feira, 19 de abril de 2011

Dicas: Yo Frankie!, o jogo Open Source feito em Blender

Mundo dos softwares, quando nos referimos a programas Open Source estamos falando de programas que além de serem distribuídos gratuitamente, também é possível baixar o código fonte do programa para fazer suas próprias modificações ou somente aprender seu funcionamento ou talvez até ajudar no desenvolvimento do software.

Mas, ao contrário do mundo dos programas para computadores onde temos diversos projetos assim, já no desenvolvimento de jogos não temos muitos projetos assim, normalmente podemos apontas poucos projetos de jogos Open Source por linguagem, e normalmente são iniciativas dos próprios criadores da linguagem ou do software de desenvolvimento. Um desses raros projetos é o Yo Frankie! feito no Blender pelo Blender Institute.


Yo Frankie! é um jogo baseado na animação Big Buck Bunny, uma animação também totalmente feita no Blender, se não assistiu assista pois é a prova de que dá para fazer animações profissionais a moda Pixar no Blender. O jogo controlamos um dos vilões do curta, o esquilo Frankie, onde devemos passar por diversas fases fazendo aquilo que vimos ele fazer no filme, maltratar os outros animaizinhos.

O game em si é muito bem feito, a qualidade gráfica é comparada a grandes produções, mostrando que a engine gráfica do Blender realmente é poderosa. A jogabilidade é simples, não é tão intuitiva mas nada que estrague o jogo. A parte chata do jogo fica por conta dos carregamentos, os loadings. A cada novo cenário carregado temos um, e para um jogo simples eles são um pouco demorados, o que mostra que o Blender ainda precisa trabalhar nisso direito.

Mas o legal mesmo para nós e explorar a produção do jogo, aqui podemos ver desde as texturas utilizadas nos jogos até o código conte utilizado no Blender, é uma ótima oportunidade de conhecer um projeto de jogo por dentro, para termos uma idéia de como funciona. Já não bastasse isso, ainda é possível encontrar no site vídeo aulas mostrando como o jogo foi feito passo a passo. O problema aqui é que é tudo em inglês, então alguns poderão não conseguir tirar todo proveito dessas aulas.




Para obter o projeto aberto e o jogo basta acessar o site acima e ir em Download, lá você baixa o jogo e o projeto Open Source tudo de uma vez, totalizando uns 120 mb. E lógico que é preciso ter o Blender já instalado para explorar o projeto aberto. As vídeo aulas se encontra na mesma página, e o resto é diversão, tanto para os jogadores quanto para os criadores de jogos.


Fica ai a dica para os Blendermaniacos, fui!

2 comentários:

  1. Boa noite visitei a pagina mas nao consegui encontrar as video aulas do jogo. tem como disponibilizar o link?

    ResponderExcluir
  2. Visitei o site do jogo e nao encontrei as videos aulas. se puder disponibiliza o link das vídeo aulas.
    obrigado e fico bem legal a matéria sobre o jogo.
    e o jogo baixei so vo jogar ele para ver como é.

    ResponderExcluir