sexta-feira, 29 de abril de 2011

Video Aula: Flash - Criando jogo de RPG - Parte 7

E finalmente a tão esperada parte 7 da vídeo aula de Flash, onde estamos aprendendo a desenvolver nosso jogo de RPG.


Nessa vídeo aula eu ensino a criar um sistema de menu simples, onde além de exibir dados do jogador também exibimos os itens que aprendemos a implementar na aula passada.

Nessa vídeo aula além de estudarmos uma parte importante e bastante comum nos jogos de RPG, os menus, eu ensino também partes interessantes referente a programação, entre elas a criação de funções, onde aprendemos a criar nossas próprias funções, uma parte importante na programação que ajuda na hora de organizar nossos códigos e deixá-los mais padronizados. Aqui empregamos a criação de uma função para desenvolver um sistema para uso de itens no jogo.

A dificuldade em desenvolver essa vídeo aula ficou em criar uma forma fácil de explicar a criação de um menu de lista de itens, uma parte um pouco difícil e alguns pode sentir dificuldade em aprender, então tenham paciência caso não entendam de primeira e revejam a vídeo aula, ou mandem um comentário caso tenham dúvida.

Quando terminarem a vídeo aula você verá que a lista de itens pode estar um pouco incompleta, faltando alguns detalhes como uma barra de rolagem para caso a lista seja extensa, o que por falta de tempo do You Tube teve que ficar para a próxima vídeo aula, além de outros detalhes como para os personagens do jogo quando o menu estiver ativo, dando um Pause no jogo.Então na próxima vídeo aula terminaremos nossa lista e vamos deixar o jogo mais refinado, como a pausa durante o menu e outras coisas que irão depender do tempo que sobrar do You Tube.

Então isto é só, fui!

4 comentários:

  1. Cara, onde você aprendeu essas coisas? fez algum curso, ou foi aprendendo sozinho mesmo?
    Eh que eu to pensando em fazer algum curso, mas nao sei direito se vale a pena, e se vale a pena, nao sei qual curso fazer...
    Mto bom o Tutorial! vlw!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi por conta própria, lógico que a logica de programação ensinado na faculdade de Ciencias da Computação que eu fiz ajudou muito. Numca fiz curso especial sobre jogos por isso não sei te dizer se vale a pena. Acomse-lho primeiro você assistir minhas video aulas e ver com o que vocÊ se identifica mais, programação ou desginder de jogos, depois ai sim se decidir se vi se especilizar em um dessas areas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse é um dos melhor tutoriais que ja encontrei baseado em rpg, valeu mesmo , estou aguardando a 8 aula.
    alias seria bom um curso completo uahuaua

    nem que fosse pago

    ResponderExcluir
  4. Mto maneiro, agora, uma duvida:

    Você fará jogos em AS3 ou seu foco é AS2?

    O outro de plataforma q vc postou é AS2 tmb!

    Tem alguma previsão se fará algum em AS3?

    Parabéns por este trabalho!

    ResponderExcluir