segunda-feira, 2 de maio de 2011

Exemplos: Flash - Jogo de Plataforma com física básica

Eis que inauguro mais uma série de post, que acho que vai agradar muitos que acompanham meu blog. Nós tópicos de exemplos eu vou expor para download para quem quiser usar o código-fonte de jogos em aberto, para que vocês possam usar como referencia ou mesmo usar parte ou todo o código em seus jogos.

Para iniciar, vou colocar um código que eu fiz a algum tempo já, antes mesmo de começar esse blog, era o código fonte que eu pretendia usar para fazer um jogo de plataforma em Flash, acabei abandonando o projeto mas mantive guardado o código fonte até agora, então passo a vocês para que façam bom uso.

O jogo é simples, lembra muito a mecânica de jogos como Super Mario, porém tem alguns pontos interessantes que são difíceis de encontrar em tutoriais a fora e que eu aplique nesse jogo, é o caso do pulo duplo. Em muitos tutoriais e vídeo aulas a fora, ensinam códigos onde o jogador consegue dar pulos no ar, eu não me lembro se tirei da mente a solução ou se eu achei em um site em inglês a solução, porém achei e inclui nesse código fonte. Além de também ter programado um efeito câmera simples de jogos 2D que também não me lembro de ter achado em nenhum tutorial e de ter achado a solução sozinho também. O código todo está comentado, para vocês acompanharem a lógica.
Enfim, fiquem a vontade para usar o código-fonte em seus projetos. E caso tenham alguma sugestão de jogo simples para eu postar no próximo post de exemplos é só usar os comentários do blog, do YouTube, msn, etc. Mas não abusem pedindo um MMORPG completo com conexão com servidor e tudo, mas sim códigos simples e pouco difundidos afora como esse, ai com certeza eu ajudarei e trarei no próximo post de exemplos.
Por hora fiquem com esse, flws!

13 comentários:

  1. Cara.
    Muito bom o seu blog, na minha opinião é o melhor blog sobre desenvolvimento de games. continue com o excelente trabalho! a galera toda agradece. Ótimo o seu código, bem completo, tenho um codigo fonte de um tutorial de jogo do megaman, juntando com o seu da pra fazer um jogo muito loko!!
    Abraço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom postar as video aulas ensinado a criar passo a passo o jogo.

    Pelo exemplo e jogo em bem legal.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro seu site, tem muitos tutos bons, mas enfim XD
    gostaria que você desse um exemplo desse mesmo tipo de jogo plataforma com física básica, mas em C# ainda ñ achei um tuto que ensinasse a fazer isso.
    falow

    ResponderExcluir
  4. Vou ver se consigo reproduzir um jogo pareido com esse em XNA, se ponseguir post aqui no blog. Obrigdo pelo elogio, qualquer duvid estou a disposição.

    ResponderExcluir
  5. Afinal existe uma câmara para o flash AS2. Está disponível em: http://www.mediafire.com/?zdgyzwmiixw

    E é só juntar o seguinte código à câmara:
    Codes for the VCam:

    onClipEvent (enterFrame) {
    _y += (_root.char._y-_y)/4;
    _x += (_root.char._x-_x)/4;
    }

    Fonte: http://www.sopadecerebro.com/2010/09/tutorial-criar-um-jogo-de-plataforma-no.html

    ResponderExcluir
  6. me ajuda conserta ae por favor criei uma porta pra passar de fase so que a porta nao fica parada, ela se move junto com o jogador eu nao queria isso me ajuda, tai o link: http://hotfile.com/dl/125241688/ea6cb17/meu_plataforma.fla.html

    ResponderExcluir
  7. Cara, muito legal!!! você me ajudou bastante, porque preciso desenvolver um jogo em flash que envolva IA, mas entendo um pouco de programação, porém to começando a estudar flash agora...

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Leandro por nos transmitir conhecimento!
    Mas ja que você nos deu essa liberdade de pedir jogos
    simples, eu gostaria de ver pequenos exemplos de jogos educativos (quebra - cabeça, forca etc...).
    Caso seja mais complicado postar no blog, me mande por E - mail : afonso.theodoro@gmail.com.
    Forte abraço Leandro e obrigado!

    ResponderExcluir
  9. eu quero o codigo nao quero baixar manda o o codigo cara para de fazer pra baixar aff e tao facil colocar o codigo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog, excelente.
    Estou começando a desenvolver jogos em flash, gostei da Plataforma com física básica.
    Queria avisar que o link do 4 shared até off.
    Poderia postar os códigos e o conteúdo para download

    ResponderExcluir
  11. caralho essa porra esta off posta no 4Shared.. buceta

    ResponderExcluir
  12. o link não está mais ativo. Poderia colocar um novo? to começando a programar em flash

    ResponderExcluir
  13. Mano tu é burro em, coloca a porra do código no blog fdp burro do caralho..

    ResponderExcluir