segunda-feira, 21 de março de 2011

Dicas: GMAX, o genérico do 3D Studio Max

O 3D Studio Max é uma dos programas de modelagem 3D mais usados, porém seu preço é um pouco alto para atual realidade brasileira. Mesmo uma versão antiga pode custar mais de mil dólares. Restando como alternativa, softwares grátis como o Blender.  Existem outras ferramentas gratuitas para modelagem além do Blender, porém existe uma forma de usar um 3D Studio mais lite e gratuito, e ele se chama GMAX.

A Discreet, uma divisão da Autodesk, desenvolveu o GMAX pensando especialmente naqueles que desejam desenvolver modelos para jogos, retirando muitas opções que muitas vezes um profissional dessa área nem usa, como o Render por exemplo. Por isso o no GMAX, Game Max.

Fora a remoção de certas ferramentas, tudo funciona igual ao 3D Studio, a ViewPort, os modelos prontos, os modificadores, até o Skin, o principal modificador para animação de modelos através de bones está lá. Fato é que muito tutoriais feitos para o 3ds servem para ele, o meu tutorial de modelagem de um personagem, por exemplo, pode perfeitamente ser seguido através dele, só é preciso rever algumas teclas de atalho que não funcionam aqui, porém o menu e a forma de trabalhar continua a mesma.

Mas como alegria de pobre dura pouco, vamos as pontos negativos. Fora as opções retiradas por motivos óbvios, já que se tivéssemos uma ferramenta completa não seria vendido nenhum 3ds. A primeira dor de cabeça que os usuários do GMAX vai encontrar é com relação à exportação e importação de modelos de outros formatos. O GMAX importa somente pouquíssimos tipos de arquivos, como 3DS e DXF do AutoCad. Já para exportar a coisa piora, existe apenas um formato aqui, um formado chamado P3D, totalmente desconhecido e pouquíssimo usado.

Para piorar, não tem praticamente nenhum plugin para resolver esses defeitos, o código-fonte do GMAX é fechado, assim ninguém sabe desenvolver um plugin para ele além da Discreet. Ai vem o segundo problema, ele está descontinuado desde 2005, ele não é mais atualizado e se quer é lançado um patch para ele. Temos sorte que até hoje o Windows é compatível com ele, se não nunca teríamos um patch para rodar em versões novas do Windows.

Mas o GMAX tem um porta de entrada para pelo menos saciar o problema de importação e exportação de modelos para outros formato, os MaxScript. É possível vasculhar na internet e encontrar pessoas que se dispunham a resolver esse problema, eles elaboraram MaxScripts para podermos exportar para outros modelos. Porém nem sempre encontraremos para o tipo de modelo específica que procuramos, forçando os usuários a se utilizar de programas terceiros para completar a exportação, como o Blender por exemplo. Ainda é possível também encontrar algumas modificações, como é o caso de uma modificação chamada RenderSuite que se encontra na internet onde pode-se habilitar o Render.

Salvo esses defeitos, o GMAX funciona muito bem como um programa de animação e modelagem 3D, e serve perfeitamente como um treinamento para num futuro, após conhecer o funcionamento dele, você possa adquirir o 3D Studio completo.

Fica a dica para quem deseja economizar uns "trocados".

10 comentários:

  1. Obrigado por postar esse programa, vou tentar baixar e começar a mexer nele... Obrigado mais uma vez e continue com o blog... Ele é muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Disponha, caso tenha alguma duvida pode perguntar aqui ou no leandro.meupoligono@hotmail.
    VLW cara... ou quer dizer moça... você é homem ou mulher?
    qualquer coisa vlw e continue acompanhando meu blog.

    ResponderExcluir
  3. poxa eu ateh queria tentar arriscar a fazer o personagem 3D mais na hora de executar ele pede uma senha =/ acho que vou ter que ficar só no 2d mesmo =/

    ResponderExcluir
  4. O que ele pede na verdade é que você faça um registro gratuito no site, nada que peça mais que uma conta de e-mail válido para validar o cadastro.

    ResponderExcluir
  5. Sou garota rsrs... Obrigado, já estou abaixando o programa... Seu e-mail já está anotado... Sei que é difícil encontrar mulheres nesse profissão de programação, mas eu adora isso, não tem jeito rsrs

    ResponderExcluir
  6. vlw leandro vou coeçar me personagem hj esmo então :> ,,, aa e a garota ae =P ,, as mulheres são as melhores na parte de designer ,, não sei programadora não conheço nenhuma =P mais no grafico são ,,pelo enos as que conheço =D

    ResponderExcluir
  7. Realmente, não só na área de desenvolvimento de jogos mas em toda area voltada a programação e desenvolvimento de TI não tem quase mulher, mas não se preocupe não é por ser uma área machista, ao contrário, parece que as mulheres que não tem muito interrese na area.

    ResponderExcluir
  8. Ola´leadro sou novo nesse blog achei e gostei quero começar a programa pra cria jogos
    e tenho ferramentas de design, com corel draw, google 3d... e quero cria jogos pode não ser em tres 3d mais pra inica qualquer um queria uma dica pra começar da primeira etapa pra poder arracar nessa caminhada de programador de jogo
    primeiramente moro em NOVA FÁTIMA-BA CEP 4464200
    AMAIL: NETO.BOYNF@HOTMAIL.COM AADDS PRA MI DAR UMA DICAS.

    ResponderExcluir
  9. Ainda estou pra ver um programa que tenha suporte ao formato (*DFF ). e não venha me falar do Zmodeler.

    ResponderExcluir