segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Video Aula: Visual C# - XNA - Introdução ao XNA e Orientando a Objeto

Calma pessoal, foram só alguns dias de descanso. E para compensar trago a vocês uma nova série de video aulas.


XNA é a última linguagem API voltada para programação de jogos que eu aprendi, e confesso que irei aprender mais ainda ensinado o que já sei para vocês. Também fico indignado com o pouco material bom sobre essa API em português, por isso essa é umas das video aulas que mais queria fazer justamente por causa disso.

O XNA na verdade foi uma inicativa da microsoft para auxiliar os desenvolvedores de jogos de PC e XBOX 360 a programarem usando sua API voltada para jogos, o DIRECTX. A ajuda veio em forma de simplificação aliado ao orientado a objeto. Muitos ao começarem podem achar que o XNA não é simples, mas só depois que você pegar para programar diretamente no DIRECTX que você verá que realmente foi simplificado.

Como muitos podem já notado nas minhas video aulas, eu gosto sempre de começar a apresentar uma linguagem ou um programa de desenvolvimento de jogos desenvolvendo um. Para mim uma boa aula é aquela que é mostrado os resultados na prática e não só ficar na teoria. Mas não consegui fazer isso com XNA, eu até tentei, mas apresentar a API, explicar os principais comandos, explicar a lógica do jogo e ainda explicar orientado a objeto realmente é um desafio enorme, e não deu para fazer em uma video aula só.

Eu tinha feito uma video aula que eu criava um jogo assim como as outras, mais ai tive que abandonar a idéia e começar com uma introdução apenas mostrado os principais comandos e introduzindo alguns conceitos de orientado a objeto. Assim, para a próxima video aula fico com menas carga para explicar e posso focar um pouco mais no jogo em si. O jogo que faremos vou manter surpresa até lá, mas acredito que vai agradar muita gente, pois não há muitas video aulas sobre esse tipo de jogo para qualquer que seja a API.

Bem, falando um pouco sobre orientado a objeto, eu agora sei que mais difícil do que entender é explicar. Nessa video aula eu apenas introduzi alguns conceitos básicos que serão utilizados nas próximas video aulas. Há muito a se aprender sobre O.O. ainda, por isso aconselho a quem realmente tem interrese que comece a estudar a parte mais sobre esse conceito.

Meu conselho dessa vez sobre literatura é gratis e muito acessivel para todos. A Caelum (http://www.caelum.com.br/) é uma ótima escola para aqueles que desejam tirar certificado da Sun em desenvolvimento em Java. Porém ela disponibiliza gratuitamente em seu site uma apostila que ensina muito bem os conceitos de orientado a objeto se utilizando de Java. Basta seguir o link abaixo e clicar em FJ-11 e boa leitura.

http://www.caelum.com.br/apostilas/

Por hora é só, aguardem a próxima video aula que finalmente vamos botar a mão na massa e fazer jogos.

Nada mais tenho a declarar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário