sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dicas: Iniciando na programação de Jogos

Bem, hoje não tem vídeo aula, pois tive que reinstalar o PC aqui e não deu para fazer nenhuma, mas para não deixar o blog parado, vou escrever um pouco. Hoje recebi uma mensagem de uma pessoa que me perguntava como comecei a programar, e no mesmo embalo da resposta que mandei para ele vou compartilhar a dica com vocês.

Para aqueles que desejam iniciar na área de programação, seja de jogos, ou seja, de softwares, eu digo bem vindo. O mercado é bom, mas não é fácil. Mas como qualquer área de informática, a chave é se manter atualizado, se não...

Bem, para começar, assim como um bom cristão, compre um bíblia... de programação, lógico. Na nossa área a bíblia se chama "C Completo e Total". Você se interessa por C? Compre ele. Você não se interessa por C? Compre ele também. Isso porque ele não ensina só a linguagem C, e sim lógica de programação, inteligência artificial, compiladores, etc. Enfim, é um guia completo para aqueles que estão iniciando sua jornada na programação.
Ok, agora voltando para os jogos. Comece a se acostumar pois os melhores artigos dessa área estão em inglês. A faculdade me ajudou um pouco nessa parte, ela não me ensinou inglês, pelo contrário, eu sou uma negação, mais a faculdade me ensinou o inglês instrumental. Eu não sei falar inglês, mais sei ler um texto em inglês, e mesmo que eu não saiba uma ou duas palavras, sei captar a que o texto se refere e sei obter a informação que preciso desse texto.

Como aprender inglês instrumental? Primeiro, não é rápido, requer prática também, bem menos que o inglês completo lógico, e você não vai deixar de procurar palavras no tradutor. Segundo, muitas palavras em inglês são parecidas com as mesmas em português, se não é parecida está dentro do contexto. Exemplo, se o texto está falando sobre lógica de programação, e você conseguiu traduzir parte da frase onde está a palavra não identificada, mas você conseguiu captar o que a frase queria passar, então a tradução da palavra é dispensável. Mas se você viu a mesma palavra mais umas duas vezes, traduza ela para compreender.

Enfim, para aprender inglês instrumental, a dica é tesntar ler inglês, sempre tente ler esse ou aquele texto. No começo você vai muitas vezes usar o tradutor, mais com o tempo, quanto mais palavras comuns que você for aprendendo, menos você vai recorrer ao tradutor. Mas essa é a dica, viu uma palavra se repetir várias vezes em um texto, filme, livro ou site, procure a tradução. Lembrando que você não vai aprender inglês realmente, muito menos vai conseguir manter uma conversa com um americano, mais vai consegui interpretar um texto, e isso já é um começo. E saiba que um dia, para realmente se dar bem na área, ainda mais na área de criação de jogos, o inglês é fundamental e um curso bom terá que ser enfrentado um dia.

Conseguindo entender textos em inglês, ou parte deles, vamos ao Google. Sempre quando você quiser saber sobre algum assunto sobre o desenvolvimento do jogo procure primeiramente em inglês, é quase certo que os melhores resultados serão nessa língua. Experiência própria, tentei por muito tempo procurar no Google "criar jogos para Celular em Java", resultado, milhares de páginas de download de jogos para celular, mais desenvolver, nada. Agora vai e procurar "Create game mobile java", na primeira pagina você terá um tutorial ensinando a desenvolver um jogo, e pelas próximas páginas terão muito mais. Hoje tem um pouco mais de resultados satisfatórios em português, mais ainda é predominante os resultados irrelevantes.

Bem, depois de ter terminar de aprender a linguageme a lógica de programação, vamos à lógica dos jogos. Ela não é tão difícil, tirando a inteligência artificial que é a parte grossa dessa área. Mas nem todo jogo tem a inteligência artificial de um Pro Evolution, então da pra pular essa parte funda da lógica dos jogos e entender muito sobre as outras.

Odeia cálculo? Não suporta física? Se você respondeu sim para a duas perguntas, terá que rever seu conceito. Dúvida? Primeiro dia de aula na faculdade de desenvolvimento de jogos, o que você fará? Para começar de forma mais divertida eles colocam você para jogar RPG de mesa, Magic, 3D&T, D&D e por ai vai. Por enquanto você não precisa sair correndo aprender esses jogos, mais saiba desde já que quem joga essses jogos de mesa tem uma calculadora no lado ou pelo menos um caderninho para fazer os cálculos à mão.

Eles ensinam isso porque sabem que você terá que se acostumar com a matemática, pois ela será a base dos seus jogos. O mais simples jogo tem uma fórmula matemática mesmo que simples dentro dele. Sonic por exemplo, cada vez que você dá aquelas voltas nos loops, o processador tem que fazer cálculos de coordenadas usando as formulas matemáticas Seno e Cosseno, e você achava que nunca ia usar eles quando seu professor de física no colegial tentou em vão ensinar para a sala a fórmula do seno e cosseno.

Deixa-me ver, programação, inglês, matemática. Acho que o resto é persistência, perseverança e aqueles monte de palavras que recheiam um livro de auto ajuda. A área de desenvolvimento no jogo ainda está se desenvolvendo, mais há uma luz no fim do túnel, principalmente agora com a constante alta por procura de jogos feitos para internet ( colheita feliz.. eca!) e jogos para celular. Mas veja o lado bom, se você não conseguiu entrar na área de jogos, sem querer você tem a área de programação de software a um passo, ai você pode se alocar nela enquanto procura seu almejado trabalho de desenvolvedor de jogos.

E experiência própria, não é faculdade nem curso que forma um bom programador. Terminei a faculdade e podia contar nos dedos de uma mão os que realmente sabiam programar. Só uma coisa vai transformar você em um bom programador, ser curioso e persistente.

Bem, eu não sou o dono da verdade e nem sei se minhas dicas são a melhores, mais essa é um pouco da minha experiência que decidi compartilhar com você hoje. Talvez eu tenha esquecido alguma coisa, se lembrar eu passo em um futuro post, mais por hora essas são as dicas que dou para quem inicia.

Achou ruim, achou bom, achou nada... Comente.

4 comentários:

  1. Gostei das dicas que você postou... Também fiz faculdade nessa área, porém não ão envolvida na parte de jogos e também posso contar nos dedos quantas pessoas sairam programando depois que terminaram... Achei interessante o livro que você mencionou na matéria, irei procurar nas livrarias... Seu blog é bem interessante, espero aprender um pouco mais sobre programação de jogos com você

    ResponderExcluir
  2. Opa um formando assim como eu, como podem ver ele não me deixa mentir... hehe. Recomendo o livro sim, e procure antes em cebos, pois ja encontrei uns uma vez pela metade do preço que paguei... imagina minha cara. Qualquer ajudar tamos ai... FLW

    ResponderExcluir
  3. querem mais tutoriais, venham ao meu forum, nós nao temos só tutoriais mais sim engines, formaçao de equipas, concursos, galeria de projectos e muito mais venham..
    http://meugamemaker.portugueseforum.net

    ResponderExcluir
  4. Gostei muitos das dicas, consegui esse livro, só me apavorei com a quantidade de paginas, mas um dia eu consigo terminar de ler :D

    ResponderExcluir