quinta-feira, 3 de março de 2011

Video Aula: XNA (C#) - Criando jogo de corrida 3D - Parte 1

Sentiram minha falta, fiquei sem conexão por dois dias, por causa disso não teve nenhuma atualização. Bem mais estou devolta trazendo mais uma video aula, dessa vez é XNA, dinovo.



Nessa video aula demos nosso primeiro passo no desenvolvimento de um jogo usando a plataforma de desenvolvimento de jogos do tio Bill. A escolha dessa vez do jogo é corrida, para comemorar minha carta de motorista, não se enganem, eu não sou tão novinho, é que eu não tenho carro e não tinha motivo algum para tirar uma carta até então, mais eu não sou tiozão também, to nos meus vinte e pouco anos ainda.

Bem, chega de falar mim e vamos falar da video aula. Essa video aula já tinha sido feito um parte antes, pois essa seria na verdade a primeira video aula de XNA, porém como tava muito difícil explicar a lógica do jogo e orientado a objeto ao mesmo tempo, dessidi fazer aquela aula de introdução antes. Com isso fiquei bem mais livre para explicar detalhes do jogo e algumas coisas a mais sobre o XNA.

O carrinho que fiz para nosso experimento é simples e acredito que qualquer um que esteja seguindo minhas video aulas de modelagem em 3D Studio Max consiga fazer. Vocês também podem usar o Blender para modelar o carro, ele também exporta para FBX ou X que são os modelos suportados pelo XNA. Mas o Blender parecer dar um resultado diferente aos poligono que não me agradou muito, por isso eu preferi o 3DS.

Para a próxima video aula vamos adicionar os controles ao jogo para podermos dirigir nossa ferrari. Então fans de Gran Turismo ou Need for Speed, aguardem a próxima aula.

Por hora, fico aqui...

8 comentários:

  1. Gostei do Video tutorial, mas queria que vc continuace fazendo esse tuto.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Continuarei sim amigo, logo logo lancarei sua continuação.

    ResponderExcluir
  3. olá
    muito boa sua iniciativa, eu gostaria de agradecer, pois faço faculdade de direito e não disponho de muito tempo para estudar programação.

    ResponderExcluir
  4. Opa cara, vlw. Pelo menos você esta fazendo direito, eu fiz errado (heheheh piadinha boba de faculdade). Qualquer duvida disponha desse espaço para perguntar ou do leandro.meupoligono@hotmail.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Cara Muito boa a video Aula! Valeu por ensinar!

    Eu segue os passos, só que fiz um desenho no google sketchup, apesar deu ter feito ele pequeno, quando carreguei ele ele fico muito grande na tela. Tentei mudar os valores da camera, pra ver ele de longe, mas sem sucesso. Quando ele ta girando, algumas partes somen do azul! Oq eu deveria fazer pra corrigir isso!?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. ei cara preciso digitar* com vc tem um problema com o jogo nao aparace meu carro ...
    te explico melhor depois
    E-mail:luisitaloar@hotmail.com
    ta ate mais

    ResponderExcluir