quinta-feira, 17 de março de 2011

Sujestão de Site: GDJ - Grupo de Desenvolvedores de jogos

Existe um site chamado GDJ, significa Grupo de Desenvolvedores de jogos. Esse site existe desde meados de 2001, desde lá está no ar no seguinte endereço:http://pjmoo.codigolivre.org.br/gdj/index.php

O GDJ é um site recheado de artigos dos mais diversos temas sobre desenvolvimento de jogo. São artigos que vão desde a concepção de um jogo até o seu desenvolvimento usando diversas ferramentas, de Assenbly a DirectX.

O problema é que uma relíquia dessas de está sem atualização desde 2005, e de uns tempos para cá, já não bastava a falta de atualização, mas diversas páginas estão dando erro de servidor, fazendo com que um ótimo site de desenvolvimento de jogos em português caia no esquecimento.

E para solucionar esse problema eu tenho uma solução. Eu já tinha notado esse problema de servidor a um tempo atrás, quando o site ainda era acessível, logo eu baixei um programa qualquer que copia conteúdos inteiros de sites e fiz uma copia do site inteiro. O resultado eu trago a vocês, um arquivo com todo backup do site.
Backup: http://rapidshare.com/files/453079040/GDJ__Artigos_e_Tutoriais__Artigos.rar
(abra o arquivo index para acessar a pagina inicial)

Eu não consegui contatar ninguém do site para pedir licença para disponibilizar esse arquivo, por se quer conter um e-mail ainda ativo no site. Porém acredito que ao disponibilizar o backup do site não estou ofendendo os autores, pois estou apenas ajudando a divulgar um material já esquecido. Caso alguém conheça os donos ou mesmo você seja o dono do site tenha se sentido ofendido com essa publicação pode entrar em contato comigo que estarei retirando do ar o backup.

Alguns arquivos de código-fonte e imagens podem estar faltando, pois já haviam sumido dos servidores, mas os textos estão ali totalmente explicativos, e muitos artigos contém o código-fonte no meio dos textos, então ainda sim é uma ótima forma de aprendizado.

Bem, este post eu dedico aos criadores do GDJ, e por tudo que eles me ensinaram, e fica a dica para quem não conhece esse incrível material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário