quarta-feira, 1 de junho de 2011

Video Aula: Flash - Criando jogo de RPG - Parte 8

Sentiram minha falta? Uns dias fora para botar a bagunça em dia, mas enfim estou de volta, e mais trago mais uma vídeo aula para recompensar a espera.

Nessa vídeo aula eu termino aquilo que começamos na aula passada, o menu de navegação entre os itens recolhidos. Aqui incluímos uma barra de rolagem no menu de itens, muitos podem achar que é fácil mais não é, requer um pouco de raciocionio lógico e conhecimento matemático para fazer algo legal.

O resultado ficou satisfatório e espero que consigam entender a lógica para que vocês possam aplicar em outros menus que seus jogos possam ter. Eu com essa vídeo aula fecho o tema menu, pois acredito que não tem mais muitas coisas para desenvolver aqui que exijam uma vídeo aula.

A partir da próxima vídeo aula dessa série vamos voltar e mexer com o sistema de batalha para acrescentarmos mais um personagem, para jogos estilo Final Fantasy onde controlamos vários personagens nas batalhas.

E aqui fica uma dica para aqueles que desejam acompanhar as minhas vídeo aulas mais facilmente, é possível assisti-las em sequência através do site AutodidataTube que publicou minhas vídeo aulas tudo em uma página, facilitando na hora de assistir ou mesmo carregar as partes espalhadas no You Tube.

http://autodidatatube.blogspot.com/2011/05/video-aula-flash-criando-jogo-de-rpg.html

Minhas outras vídeo aulas também foram publicadas lá, é só procurarem e assistir. Fica a dica dada e a vídeo aula, Fui! (mas volto logo, enfim...)

6 comentários:

  1. Cara, estava atrás de aprender a criar jogos e não tinha a minima noção nem por onte começar.

    Baixei visual studio 2008 e o xna3, pq li que era uma ferramenta boa. Foi ai que encontrei seu blog, e o tutorial do carro de corrida me deixou muito empolgado, vc ensina mto bem e mostra resultados com pouco tempo de trabalho.
    Parabéns pelo blog, e continue sempre, pois é de muita ajuda e inspiração! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cadé Fazer o personagem parar quando o menu for aberto"?

    exemplo:
    eu tentei if(_root.personagem._visible = false
    parado =true

    mais fis isto substituindo o "dialogo"


    a logica é quando eu clicar no menu e meu personagem fica ivisivel e ele tando ivisivel
    ele ficara parado. o boton sair tem a propriedade _root.personagem._visible = true
    ai vouta ao normal

    ajuda eu com sua dica simplicada de aparecer o menu o personagem fica parado

    ResponderExcluir
  3. cara queria muito te enviar um email! mas nao encontrei. queria que voce continuasse a ensinar XNA o como criar um jogo de corrida 3d! Eu iniciei seu projeto mas nao pude dar continuidade

    ResponderExcluir
  4. cara eu queria aprender a fazer um jogo em visual basic vc poderia ensinar ? valeu =)

    ResponderExcluir
  5. epa, bom dia, queria fazer um jogo onde, o sistema de batalhas e dentro do mapa. por exemplo: realm of the mad god, se voce nao conhece aqui vai um video http://www.youtube.com/watch?v=FbUQSqMINqs

    Bem ele e um jogo de 3 person shoter basicamente, onde todas as classes lancam projeteis, e ao atingir o alvo a hp diminui. Eu queria fazer basicamente isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais uma coisa, como faz para a tela seguir o jogador, e nao ficar uma tela fixa pois assim nao posso fazer mapas maiores.

      Excluir