terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Video Aula: Flash - Criando jogo de RPG - Parte 5

Eis mais uma video aula, a quinta, oohhhh. Até onde será que vai dar, eu não to planejando nada, apenas vou fazendo.

Código-Fonte: http://rapidshare.com/files/449228478/rpg5.fla

Bem, nessa video aula adicionamos o sistema de diálogo do NPC, é um sistema simples se não fosse pela deficiência de funções do Action Script 2 que não tem uma função que verifique se um botão foi pressionado e solto, apenas uma função que verifica se o botão está pressionado, então tive que ensinar uma lógica simples para fazer esse teste.

Para complementar a aula acrescentei um sistema de sobreposição de imagens que sobrepõe o personagem que estiver mais próximo da camera do mais longe, é difícil explicar, mas vendo a video aula você entende o que eu quero dizer. Para isso usamos uma função chamanda swapDepth. Mas essa função tem um pequeno defeito que eu vejo em muitos foruns que tira o sono de muitos desenvolvedores, ela faz com que o MovieClip permanesa durante os frames seguintes, um bug muito tosco. Nessa video aula eu elaborei uma técnica para contornar esse defeito.

Para a próxima video aula, pretendo criar um sistema de itens, espalhando itens pelo cenário e criando um sistema de navegação em menu para ver os itens recolhidos, e se couber nos 15 minutos do YouTube eu faço um sistema de porta que so abre se o jogador tiver a chave para abri-la, um clássico quebra cabeça dos RPGs.

Sem mais delongas, me dispeso...

Um comentário:

  1. querem mais tutoriais, venham ao meu forum, nós nao temos só tutoriais mais sim engines, formaçao de equipas, concursos, galeria de projectos e muito mais venham..
    http://meugamemaker.portugueseforum.net

    ResponderExcluir